quarta-feira, 12 de setembro de 2012

International Wushu Championship Orense 2012

Nandao
O torneio de Ourense, é um prova que ocorre num mau momento onde nem sempre é fácil ter o desempenho necessário. Bem, na realidade acho que ficamos sempre aquém daquilo que queremos, não somos profissionais.
E suma, os meus resultados repetem-se, não conseguindo chegar ao primeiro lugar. Obti dois segundos lugares, em Nanquan e Nandao, numa prova onde o Nandu não era pontuado. Devido as limitações dos atletas e principalmente de atletas, já se está a baixar a exigência nas provas de wushu, numa tentativa de conseguir canalizar mais atletas. Obviamente que desde que Madrid se dissociou dos torneio de Ourense, o nível em Ourense começou a baixar e qualquer pessoa consegue ter essa noção.
Sem querer entrar em politiquices, as pessoas seguem exemplos e não organizações, pelo menos aquelas que não tapam, ou sao tapadas, para não verem tão longe... E seguir o Guardiola ou o Raúl é extremamente fácil, e para quem não se lembra do Raul, ele foi dos poucos europeus no torneio de Beijing em 2008, atleta de topo! YouTube diz muito, mas não tudo!

Nanquan
A minha prestação em ourense podia ter corrido bem, e os resultados podiam ter sido melhores, apenas tive os meus deslizes que me levaram a descer para o segundo lugar. Senti-me mais confiante e relaxado, talvez por saber que a partir dali me iria livrar de Nanquan, e mudar para Changquan. No limite foi um alivio!
Nandao - Yuandi Huokongfan
Uma nota muito importante: nunca, mas nunca compitam com sapateiras gastas, com muito uso, sola careca! Já me aconteceu duas vezes, uma delas num momento extremamente importante, e o resultado foi muito mau! Vocês não irão pensar em mais nada a não ser no facto de não terem aderência e estarem constantemente a escorregar (já não foi o caso nesta prova).
quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tradicional Wushu Nationals 2012

Bem, já lá vai algum tempo que (mais uma vez) não faço updates...

Em Maio realizou-se o Nacional de Tradicional 2012. Eu decidi inscrever-me e voltar a competir em Tradicional. Já não competia em neste campeonato desde 2006, por várias razões, mas principalmente devido à ambiguidade daquilo que são as regras de competição em Portugal (regras essas que já estão a ser revistas depois de muita controvérsia). Comparando ao Wushu, obviamente que o Wushu está muito mais bem regulamentado e isso faz toda a diferença mas enfim.

Como não tinha nada preparado, e nem sequer fazia intenções de competir até uns minutos antes da prova, fui desprevenido, pelo que lá pelo meio arranjei um fato e foram-me buscar as sapatilhas a casa. Não é uma desculpa para o resultado que obtive, até porque fiz aquilo que estava à espera de fazer, que basicamente foi pegar na rotina de Nanquan e tirar-lhe o nandu et voilà. Acabei por ficar empatado em primeiro lugar, e por desempate, passei para segundo. Justo ou não, não sei. Não vi a prova, mas também não fiquei preocupado. A minha área de acção continua a ser o Wushu, onde ainda tenho muito para desenvolver e aprender.

Podio Punhos Trad. Senior 2012

Video da Prova:


Who? What? Why? ....

Filipe Santos is a Portuguese Wushu Athlete.